Quatro benefícios incríveis para quem doa sangue
- Amazon FisioCare Media Content
- 24 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Alguém precisa de sangue a cada dois segundos. Então, se você quer fazer uma boa ação, doar sangue é uma escolha maravilhosa. Milhares de doações são necessárias, todos os dias. E como o sangue não pode ser fabricado, a única maneira de atender a essa necessidade é através de generosos doadores de sangue. É certamente um ato altruísta e, também, infelizmente, um dos menos discutidos na sociedade.
Veja agora 4 benefícios incríveis para quem doa sangue:
1. Equilibra os níveis de ferro no sangue. Na opinião de muitos especialistas, esta é a razão mais importante. Para cada unidade de sangue doada, você perde cerca de um quarto de grama de ferro. Você pode, a princípio, pensar que isso é ruim, uma vez que carência de ferro pode levar a fadiga, baixa imunidade ou anemia. Mas o que muitas pessoas não percebem é que o excesso de ferro pode ser pior e, na verdade, é muito mais comum do que a sua deficiência (especialmente em homens e em mulheres na pós-menopausa). Assim, para muitas pessoas, o ato de doar sangue ajuda a livrá-las do excesso de ferro, sendo, portanto, um grande benefício.
2. Melhora o fluxo sanguíneo. Você sabe o que uma dieta com alto teor de açúcar, tabagismo, radiofrequências e outras forças eletromagnéticas tóxicas, estresse emocional, ansiedade, colesterol alto e níveis elevados de ácido úrico fazem com o seu sangue? Tudo isso torna o seu sangue hipercoagulável, o que o torna espesso e lento, aumentando o risco de coágulo ou acidente vascular cerebral. O sangue hipercoagulável contribui para a inflamação, porque quando seu sangue não flui bem, o oxigênio não consegue chegar aos tecidos. Por exemplo, as primeiras pílulas anticoncepcionais (e algumas atuais) eram notórias por causarem ataques cardíacos em mulheres. Um dos mecanismos que causam esse risco aumentado é que os estrogênios sintéticos e as progesteronas aumentam a viscosidade do sangue.
Doações de sangue repetidas podem ajudar o seu sangue a fluir melhor, possivelmente ajudando a limitar o dano ao revestimento de seus vasos sanguíneos, o que deve resultar em menos bloqueios arteriais.
3. Você ganha um ‘mini exame’.
Todo doador de sangue recebe um ‘mini exame’ antes da doação. A temperatura é verificada juntamente com a pressão arterial, pulso e hemoglobina. O sangue também é testado para 13 doenças infecciosas, como HIV, hepatite B e C, vírus do Nilo Ocidental e sífilis.
A doação de sangue certamente não é um substituto para os cuidados médicos, mas oferece um breve panorama sobre a saúde do doador e um aviso, caso ele esteja exposto a alguma doença infecciosa.
4. Uma vida mais longa. As pessoas que se voluntariam para ajudar os outros parecem viver mais tempo. Estudos indicam que voluntários altruístas têm um risco significativamente reduzido de mortalidade, sendo de alguma forma protegidos contra fatores estressantes potenciais associados ao voluntariado, como restrição de tempo ou mesmo falta de pagamento pelo trabalho executado.

Fonte: Dr. Mercola
Tradução e adaptação do texto: Amazon FisioCare




Comentários