top of page

Como higienizar os acessórios do seu CPAP no dia a dia

  • Amazon FisioCare Media Content
  • 26 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

No post “Resfriado? E agora? Como usar o meu CPAP?”, a Amazon FisioCare deu algumas dicas para você dormir melhor nesta condição. Desta vez, vamos ensiná-lo a higienizar os acessórios do seu aparelho, no dia a dia. Mas lembre-se! Após qualquer gripe ou resfriado, o ideal é levar seu equipamento para uma higienização profissional, feita com equipamentos adequados.

Assegurar-se de que seu CPAP mantenha-se limpo no dia a dia é essencial para a sua saúde. Com as dicas a seguir você verá que é simples higienizá-lo e suas vias aéreas ficarão sempre livres de microorganismos que possam lhe causar infecções:

1. Desligue o CPAP e desconecte os tubos e a interface (máscara) de respiração. Siga as instruções fornecidas com a máquina para fazer isso corretamente.

2. Adicione uma pequena quantidade de sabão neutro líquido em água morna e misture até aparecer espuma. Certifique-se de que o sabão é hipoalergênico e não tenha cor ou cheiro forte.

3. Lave a máscara e os tubos na solução de sabão e água, limpando delicadamente o seu revestimento com as pontas dos dedos, tomando cuidado para não quebrar ou rasgar a superfície (foto principal).

4. Em seguida, lave a máscara novamente, só que desta vez em uma solução de 1 parte de vinagre e 3 partes de água morna. Enxágue novamente com água corrente até que não haja odor detectável de vinagre na máscara e coloque-a para secar sobre um pano limpo e seco, em local arejado e fora da luz solar.

5. Você também pode lavar o interior do tubo de ar com uma escova própria de haste flexível, utilizando a mesma solução de água e vinagre por 30 minutos. Depois enxague com água corrente e pendure para secar em local arejado e fora da luz solar.

6. Uma vez por semana lave os outros componentes (presilhas, clipes, armação, cotovelo). Os furos de ventilação dessas partes devem ser lavados com uma escovinha macia.

7. Troque a água da câmara de água diariamente, assim que acordar. Use água filtrada ou destilada para que não haja acúmulo de sais minerais no reservatório.

Fique atento:

> Limpe a máscara do seu CPAP diariamente para mantê-la em boas condições.

> Nunca use substâncias abrasivas para limpar seu CPA, interfaces ou tubos.

> Água e sabão são sempre a melhor solução de limpeza para seu CPAP.

> Após gripes ou resfriados, leve seu CPAP para uma higienização mais ampla e profissional, como a que é oferecida pela Amazon FisioCare, por exemplo.

> Substitua a máscara se aparecer algum craqueamento perceptível. Essas rachaduras permitirão que o ar escape da máscara e torne a máquina de CPAP menos eficaz, podendo acumular sujidades, possibilitando o aparecimento de fungos ou outros microrganismos.

Comentários


bottom of page