top of page

Estudo revela - Uso do CPAP melhora quadro clínico de pacientes com Apneia do Sono e Diabetes T2

  • Amazon FisioCare | American Diabetes Association -
  • 2 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

A Diabetes Tipo 2 (DT2) vem crescendo no mundo inteiro, causando danos graves à saúde. Quem tem a doença e ainda sofre de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) pode ter o quadro agravado por outros sintomas importantes. Pensando nisso, um grupo de especialistas do National Health Service (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido realizou um estudo para medir os resultados clínicos e a relação custo-benefício do uso da Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) para controlar a apneia do sono em pacientes com Diabetes Tipo 2.

Método

De um banco de dados conhecido como THIN (Health Improvement Network), os pesquisadores selecionaram aleatoriamente 150 pacientes portadores de SAOS e DT2 tratados com CPAP, e outro grupo também formado por 150 pacientes com o mesmo perfil, não tratados com CPAP. Durante cinco anos, a eficácia e a relação custo-benefício dos tratamentos utilizados em ambos os grupos foram comparadas e estimadas.

Resultados

O estudo revelou que nos pacientes que tiveram a apneia do sono tratada com o CPAP, houve uma diminuição significativa da pressão arterial e dos níveis de HbA1c (hemoglobina glicada). Ao fim dos cinco anos, o nível de HbA1c neste grupo foi de 8,2% (66,0 mmol/mol) versus 12,1% (108,4 mmol/mol) do grupo não tratado com pressão positiva nas vias aéreas.

A pesquisa concluiu que o uso do CPAP em pacientes com SAOS e DT2 leva a uma redução significativa da pressão arterial e um melhor controle da diabetes, além de proporcionar economia de custos para o serviço público de saúde. Ao longo dos cinco anos, o uso do CPAP aumentou significativamente o estado de saúde dos pacientes, gerando um ganho no tratamento de £ 15.337 para o NHS do Reino Unido.

Comentários


bottom of page