top of page

Pneumologista – profissional estratégico na Medicina do Sono

  • Amazon FisioCare - Media Content
  • 4 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

De 2 a 6 de junho é celebrada a Semana do Pneumologista. Segundo o relatório ‘Demografia Médica 2018’ do Conselho Federal de Medicina, o Brasil conta com mais de 3.400 profissionais especialistas na área.

E, quando se trata de distúrbios respiratórios do sono, a pneumologia é a especialidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) mais diretamente relacionada à Medicina do Sono – especialidade dedicada ao estudo de mais de 80 alterações no nosso organismo quando adormecemos.

A atuação do pneumologista é estratégica na Medicina do Sono, pois contribui com mais qualidade de vida para o paciente e com a prevenção de doenças graves decorrentes dos distúrbios respiratórios do sono.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os sintomas respiratórios mais importantes a serem observados são: tosse, dispneia (falta de ar), dor torácica, sibilância e o ronco. Este último pode ser um sinal de doença respiratória, especialmente em pessoas com excesso de peso. Neste caso, após avaliação do pneumologista, pode ser que o paciente tenha que ser submetido ao exame da polissonografia, para verificar a presença de uma possível Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

Congressos do SBPT será na Paraíba em 2019

Para os profissionais, estudantes de graduação de todas as áreas da Saúde e outros profissionais importantes na assistência aos pacientes, como enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas etc., a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBP) realizará, de 14 a 16 de agosto, o XII Congresso Brasileiro de Asma, o VII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e o XVIII Congresso Norte Nordeste de Pneumologia e Tisiologia, na bela e acolhedora cidade de João Pessoa/PB.

Além da atualização em Asma, DPOC e Tabagismo, os congressistas terão oportunidade de revisar outros conteúdos, como infecção, pneumopediatria, doenças intersticiais, fibrose cística e câncer de pulmão, por meio de palestrantes regionais, nacionais e de novos talentos que estão surgindo na pneumologia.

Informações sobre inscrições: https://sbpt.org.br/asma2019/inscricao/

Comentários


bottom of page