Setembro Amarelo - Pesquisa analisa relação entre Apneia do Sono e comportamento suicida
- Amazon FisioCare Media Content
- 10 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Portadores de apneia do sono (SAOS) são mais propensos a pensamentos e ao planejamento de suicídio do que pessoas livres desse distúrbio. Esta foi uma das conclusões de uma análise feita com informações da Pesquisa Nacional de Dados (2018), desenvolvida pelos Drs. e PhD Todd M. Bishop e Lisham Ashrafioun, ambos do Centro de Excelência para a Prevenção do Suicídio (NY/EUA), e Wilfred R. Pigeon, do Departamento de Psiquiatria do Centro Médico da Universidade de Rochester (NY/EUA).
Os distúrbios do sono têm sido associados a um risco aumentado de pensamentos e comportamentos suicidas. A literatura sobre sono e suicídio, no entanto, concentrou-se predominantemente em distúrbios generalizados do sono ou insônia.
Por isso, o estudo, Publicada no The Journal of Clinic Psychiatry e no J Clin Psychiatry 2018, propôs-se a examinar as relações entre apneia do sono, pensamento e comportamento suicidas, analisando, de forma secundária, os dados de entrevistas feitas em 2014 com famílias americanas com 18 anos ou mais (N = 40.149), sobre saúde e uso de drogas.
Os parâmetros avaliados no estudo foram apneia do sono, pensamento suicida, planejamento suicida e tentativa de suicídio. Os resultados mostraram que entre os entrevistados com apneia do sono (2,9%; n = 1.155), a prevalência foi de 9,7% para pensamento suicida, 3,4% para planejamento suicida e 1,0% para tentativa de suicídio, em comparação com 4,9%, 1,4% e 0,7%, respectivamente, para aqueles sem apneia do sono.
Apesar da apneia do sono ter sido relacionada de forma pouco significante à tentativa de suicídio no ano anterior (OR = 1,22; IC 95%, 0,66-2,26), o distúrbio apresentou alta relevância quando analisado sob o método de regressão logística múltipla. Ao serem levadas em conta informações como idade, sexo, etnia, uso de substâncias no último ano, saúde geral, uso indevido de substâncias hipnóticas e sedativas, episódio depressivo no último ano, doenças cardiovasculares, diabetes e índice de massa corporal, a apneia do sono foi fortemente associada ao pensamento suicida (OR = 1,50; IC95%, 1,18-1,91) e ao planejamento do suicídio (OR = 1,56; IC95%, 1,08-2,26).
Desta forma, o diagnóstico de apneia obstrutiva do sono pode representar uma oportunidade crítica para os profissionais discutirem suicídio e saúde mental com seus pacientes e orientá-los sobre como aderir ao tratamento mais adequado.
Para ler o artigo na íntegra, acesse https://bit.ly/2lFlSVX
Tradução e adaptação de conteúdo: Claudia M. Rachid




Comentários