Adaptação de CPAP e terapia respiratória em tempos de Covid-19
- Amazon FisioCare - Media Content
- 27 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Considerando que grande parte da população usuária de CPAP tem mais de 50 anos e possui comorbidades, como hipertensão e diabetes, elaboramos um material informativo para que sua adaptação ou terapia com o CPAP se torne ainda mais segura. Confira a seguir:
1) Como de costume, mantenha uma boa rotina de limpeza do seu CPAP e acessórios, como máscara, filtro, circuito e umidificador. A máscara deve ser lavada diariamente com água corrente e detergente de lavar louça neutro, e o circuito, no mínimo, uma vez por semana. O uso do álcool 70% não é necessário em sua rotina habitual.

2) Seu equipamento é de uso individual. Não compartilhe com ninguém.
3) Somente traga acompanhantes para os retornos de suas consultas e/ou adaptação caso realmente seja necessário.
4) Durante a pandemia, seguindo as orientações dos órgãos de segurança em saúde, não utilize seu CPAP em ambientes como ônibus, avião e quartos de hotéis compartilhados.
5) A correta higiene das mãos com água e sabão, uso do álcool 70% (quando não puder lavar as mãos) e a etiqueta da tosse/espirros devem ser praticadas exaustivamente.
6) Caso apresente sintomas como tosse, coriza, febre, dor no corpo, dor de cabeça, fadiga e mal estar, comunique a nossa secretária, reagende novas datas para os ajustes da terapia e procure ajuda médica. Na presença de dois ou mais sintomas acima não compartilhe o mesmo leito com sua/seu parceira (o), busque isolamento e mantenha o ambiente arejado, de preferência sem ar condicionado.
7) IMPORTANTE: o momento é de cuidados redobrados com a higiene e de isolamento, principalmente dos mais susceptíveis, sempre que possível.
RENATA MEGRE RACHID
Fisioterapeuta – CREFITO 87.122-F
Formação multiprofissional em Medicina do Sono – Instituto do Sono – AFIP/SP
Esp. Fisioterapia em Terapia Intensiva e Respiratória
Sócio efetivo: Associação Brasileira do Sono e ASSOBRAFIR – Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva




Comentários