top of page

CORONAVÍRUS - o que você deve saber sobre o uso do CPAP em casa

  • Amazon FisioCare - Media Content
  • 22 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Com o avanço da Covid-19 pelo Brasil, faz-se necessário que empresas e organizações ligadas à saúde informem e atualizem o público a respeito das recomendações da OMS, do Ministério da Saúde e da maioria dos governantes do país. Por isso, a Amazon FisioCare destacou do 3º Boletim da Associação Brasileira do Sono (ABS) e da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) as recomendações ao uso do CPAP no domicílio. Confira a seguir e mantenha-se seguro!

Para pacientes que já utilizam CPAP, quatro aspectos devem ser mencionados:

1. Caso haja suspeita ou confirmação do paciente estar contaminado com o novo coronavírus, considera-se que o risco de aerossolização (foto) de partículas com o CPAP seja maior. Portanto, o paciente deve dormir em quarto ventilado e separado de outros familiares.

2. A higienização do equipamento deve ser feita regularmente com água e sabão/detergente e passar álcool 70% na máscara e na traqueia do aparelho logo após o uso. Desinfetar com hipoclorito de sódio a 0,5% as superfícies do quarto.

3. Não há evidências sólidas de que ter apneia do sono aumente a suscetibilidade à infecção pelo vírus. Porém, sabe-se da íntima associação entre bom sono e boa imunidade. Pacientes com diagnóstico de apneia devem ser encorajados a manter seu tratamento.

4. Deixar de usar o CPAP poderá gerar prejuízo na qualidade do sono, na imunidade, além de sonolência, cansaço, risco cardiovascular e de acidentes.

HIGIENIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

Limpeza de máscara e traqueias

A máscara deve ser removida e todas as peças lavadas abundantemente com água e sabão, sendo observadas todas as ranhuras e cavidades.

Equipamentos que possuem filtro de ar descartável o mesmo deve ser substituído com no máximo 30 dias. Já os filtros reutilizáveis (de espuma) devem ser lavados sempre que observadas sujidades.

A traqueia também deve ser exaustivamente lavada com água e sabão. Verifique se cada peça está livre de matéria orgânica, caso contrário deve ser lavada novamente.

Enxague com água limpa em abundância.

Seque todos os componentes ao ar livre, sem expô-los diretamente à luz solar.

Quando necessária a desinfecção de alto nível, podem ser usados: Ortoftalaldehido 0,55% ou Ácido Peracético 0,15% ou Glutaraldehído 3,4% ou a 2% (usualmente encontrados em farmácias).

Fonte: 3o Boletim da ABS | ABMS

Comentários


bottom of page