Dia da Floresta - do folclore ao ODS#15 da ONU, a palavra de ordem é PROTEÇÃO dos ecossistemas
- Amazon FisioCare - Media Content
- 17 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

Engajada na campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) para divulgação e cumprimento dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, a Amazon FisioCare aproveita o ‘Dia de Proteção às Florestas’, comemorado hoje, para ressaltar o objetivo número 15 (ODS#15), que fala da VIDA TERRESTRE e da importância de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos seus ecossistemas. Na foto acima, floresta ao longo Rio Tapajós, no Pará.
É simples: o mundo tem a obrigação de defender as florestas. Sem elas não há meio de produção que resista. Não há quem compre. Não há quem venda. Simplesmente porque não há consumidor onde não existe vida. Quem não conhece, no folclore brasileiro, a lenda do curupira, um tipo de duende que protege as florestas e costuma assustar aqueles intrusos que querem destruí-la ou caçar seus animais? Pois bem, não é coincidência que o dia desse personagem também seja celebrado hoje.

A despeito da lenda, felizmente há muitos curupiras reais no planeta, tais como entidades não governamentais, fiscais de florestas (oficiais e voluntários), brigadistas, ativistas e empresas socialmente responsáveis. Estas costumam apoiar os 17 ODS propostos pela ONU, sobre os quais já falamos em post anterior.

Abordando em especial o tema da preservação da vida terrestre, hoje falaremos sobre as metas do ODS #15, conforme a seguir.
15.1 Até 2020, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais.
15.2 Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente.
15.3 Até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo.
15.4 Até 2030, assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade, para melhorar a sua capacidade de proporcionar benefícios que são essenciais para o desenvolvimento sustentável.
15.5 Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais, deter a perda de biodiversidade e, até 2020, proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.
15.6 Garantir uma repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos e promover o acesso adequado aos recursos genéticos.
15.7 Tomar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas e abordar tanto a demanda quanto a oferta de produtos ilegais da vida selvagem.
15.8 Até 2020, implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.
15.9 Até 2020, integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade ao planejamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de cotas.
15.a Mobilizar e aumentar significativamente, a partir de todas as fontes, os recursos financeiros para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas.
15.b Mobilizar recursos significativos de todas as fontes e em todos os níveis para financiar o manejo florestal sustentável e proporcionar incentivos adequados aos países em desenvolvimento para promover o manejo florestal sustentável, inclusive para a conservação e o reflorestamento.
15.c Reforçar o apoio global para os esforços de combate à caça ilegal e ao tráfico de espécies protegidas, inclusive por meio do aumento da capacidade das comunidades locais para buscar oportunidades de subsistência sustentável.
Neste dia, reflitamos sobre esta questão, aderindo a mobilizações que protejam as florestas e a vida na Terra. Cabe a nós escolhermos entre a vida real e a lenda.
Para conhecer mais sobre a agenda da ONU para 2030, clique aqui.
Conteúdo: Claudia M. Rachid
Metas do ODS#15: ONU




Comentários