Dia do Psicólogo | O desafio de promover mudança comportamental na rotina do paciente com AOS
- Amazon FisioCare - Media Content
- 27 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

Atuando na compreensão das funções mentais e na orientação comportamental de grupos e indivíduos, o psicólogo trabalha, em última análise, para o bem estar geral da sociedade. Um motivo mais que relevante para homenagearmos esse profissional que, cada vez mais, tem contribuído para a saúde humana, inclusive no âmbito do atendimento a pacientes que necessitam de suporte multidisciplinar.
No segmento do Sono, o psicólogo com formação nesta área tem sido parte importante da estratégia de tratamento de pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono com dificuldades na adaptação do CPAP – seja por problemas psicológicos pré-existentes ou por irritabilidade e ansiedade no uso deste equipamento ou de medicações. É dele o desafio de conduzi-los a uma melhor aceitação da terapia, orientando e acompanhando-o nas mudanças de comportamento, para que ela tenha sucesso.

O BLOG APNEIA viu no Dia do Psicólogo uma ótima oportunidade para levar aos seus leitores uma rápida entrevista com o psicólogo e diretor da Amazon FisioCare, JEAN MEGRE ALMEIDA, para que ele possa nos ajudar a entender melhor a atuação desses profissionais frente a este desafio. Vale conferir
ENTREVISTA
APNEIA - Qualquer psicólogo pode atender pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono? Se não, que tipo de formação ele deve ter?
JEAN M ALMEIDA - Não. A Psicologia é uma ciência com atuação abrangente. Sendo assim, o ideal é que o psicólogo que queira atuar nessa área possua uma formação clínica em Psicologia do Sono, visto que as particularidades envolvidas nessas questões possuem consequências diretas no comportamento e nas emoções do ser humano. Caso a sua região não possua um profissional com essa formação, recomenda-se que procure um psicólogo especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

APNEIA - Qual o papel do psicólogo como suporte ao tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono?
JMA – Ele atua principalmente na adesão ao tratamento, ou seja, nas mudanças comportamentais que deverão ser realizadas na vida do paciente, seja no uso de CPAP, aparelho intraoral, medicações, dentre outras estratégias multidisciplinares.
APNEIA - Quais as principais queixas dos pacientes com Apneia do Sono que procuram o psicólogo?
JMA – A introdução e adaptação de uma órtese como o CPAP na rotina de um indivíduo requer técnicas e protocolos que podem, eventualmente, gerar desconfortos físicos e emocionais nos pacientes. Entre as principais queixas estão alterações do humor, irritabilidade, depressão, medo e ansiedade, que dificultam a adesão do paciente à terapia. Esta aceitação do tratamento costuma ser muito bem conduzida pelo psicólogo com formação em Sono.
APNEIA - Como se dá a orientação e o acompanhamento do psicólogo junto ao paciente com Apneia do Sono?
JMA – O psicólogo atuará na mudança gradativa de comportamentos alvos. Primeiro, avaliará quais recursos comportamentais e emocionais o paciente possui e, então, definir o que é possível e prioritário mudar na vida dessa pessoa e que será importante na adesão ao tratamento.

O encaminhamento do paciente com algum distúrbio do sono ao psicólogo requer atenção do profissional que o acompanha
APNEIA – Quando o profissional da Saúde que atende o paciente com AOS deve considerar a participação do psicólogo no tratamento?
JMA – A atenção psicológica pode ser oferecida desde o início do tratamento ou estrategicamente, com abordagens em momentos específicos, a depender de cada indicação. Os casos de baixa adesão ao tratamento por motivos comportamentais e emocionais é, geralmente, o momento onde o profissional que está na atenção procede com o encaminhamento psicológico.
*Jean Megre Almeida é psicólogo, especialista em Recursos Humanos, com MBA em Gestão Empresarial e mestrando em neurociências e comportamento.
Fotos: Amazon FisioCare | Freepik




Comentários