Capacete ELMO: 60% menos risco de intubação por Covid19 e mais segurança para profissionais da saúde
- Claudia Megre Rachid
- 15 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

É consenso entre os profissionais da saúde à frente do atendimento a casos de Covid-19, que o que mais se espera na evolução do quadro de um paciente internado é que ele não precise ser intubado em um leito de UTI. Por isso, ainda no começo da pandemia, iniciou-se uma corrida global rumo à descoberta de soluções que atendessem a esta expectativa.
No Brasil, pesquisadores de uma força-tarefa formada por diversas entidades do Ceará começaram então a trabalhar em um protótipo de equipamento de ventilação não-invasiva para fornecer oxigênio aos doentes e ajudá-los a respirar, evitando o agravamento de casos de coronavírus.
Assim surgiu o capacete Elmo, um dispositivo inovador de suporte VNI capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente com quadro moderado da infecção. O protótipo evoluiu e chegou ao mercado com resultados de testes clínicos acima das expectativas em pacientes com Covid-19 em risco de evolução para ventilação invasiva.
Indicação e benefícios
Indicado para pacientes adultos, com idade mínima de 18 anos, ambos os sexos, internados em hospitais e centros de emergência com insuficiência respiratória hipoxêmica leve a moderada, o Elmo é capaz de evitar em até 60% a intubação traqueal, além de promover rápida recuperação da função pulmonar e aumento da saturação de oxigênio no sangue durante a primeira hora de uso contínuo. O capacete de respiração assistida também apresenta baixo índice de reinalação (entre 0 e 1 mmHg) e bastante conforto, em virtude de seu projeto, design simples e leveza dos materiais utilizados.

FOTO: Divulgação/Hospital São José / Diego Sombra
Segurança para os profissionais da saúde
O capacete Elmo é ainda dotado de um filtro HEPA, no ramo expiratório, que permite aos profissionais da saúde realizarem atividades de fisioterapia motora com mais segurança, livres de exposição a aerossóis que podem disseminar vírus ou bactérias.
Como funciona?
Segundo o fabricante, o ELMO é posicionado na cabeça do paciente, em atmosfera de alto fluxo de ar medicinal e oxigênio e com pressão positiva. O capacete possui um acesso para entrada de ar tratado, mistura de oxigênio e ar medicinal, que permite ao paciente respirar com conforto, segurança e sem esforço. A pressão positiva no dispositivo é gerada através de uma válvula de PEEP (Pressão Positiva Expiratória Final) que pode corresponder a um único nível na inspiração e expiração, configurando um sistema com pressão positiva contínua na via aérea (CPAP) com valores ajustáveis dentro do intervalo de 5 a 20 cmH2O.
Para saber mais sobre o capacete Elmo ou aquisição do dispositivo, consulte a Amazon FisioCare pelos telefones 91 32453108 | 91 82372354 (whatsapp) ou pelo atendimento@amazonfisiocare.com.br
Foto Elmo: Divulgação Esmaltec




Comentários