ENTREVISTA - Fisioterapeuta capacitado é parte do sucesso no tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono
- Amazon FisioCare Media Content
- 11 de abr. de 2018
- 3 min de leitura

No próximo dia 28, a fisioterapeuta e diretora técnica da Amazon FisioCare, Dra. Renata Megre Rachid (foto), estará reunida em Belém com fisioterapeutas, ministrando o 1º Curso Teórico-Prático de Fisioterapia na Apneia Obstrutiva do Sono, organizado pela Reabilitação Pulmonar - Atualização & Ensino. Em entrevista ao blog APNEIA, a Dra. Renata falou sobre a importância da capacitação do fisioterapeuta neste tipo de tratamento. Confira a seguir!
APNEIA - Qualquer fisioterapeuta pode atuar na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)?
RMR - O profissional fisioterapeuta já ingressa no mercado de trabalho apto aos atendimentos relacionados ao uso da pressão positiva nas vias aéreas. Este conhecimento faz parte do conteúdo programático das disciplinas de Fisioterapia aplicada à cardiologia e à pneumologia, ou seja, a cardiorrespiratória, que, atualmente, é dividida em respiratória, cardiovascular e terapia intensiva.
Contudo, segundo a ASSOBRAFIR* – Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, os fisioterapeutas com especializações nas áreas de cardiovascular, respiratória e terapia intensiva são os mais aptos para atuar no tratamento da SAOS.
A especialização, como em toda profissão, torna o profissional ainda mais capacitado e consciente da sua atuação como parte integrante dos tratamentos relacionados às vias respiratórias. Por isso, a sugestão da associação.
* NOTA PÚBLICA CPAP E BINÍVEL: A ASSOBRAFIR reconhece o fisioterapeuta Respiratório, Cardiovascular e Intensivista para atividades de formação profissional relacionadas ao uso terapêutico da pressão positiva não-invasiva, incluindo cursos ou treinamentos práticos (workshop ou hand-on). www.assobrafir.com.br
APNEIA - Qual a importância do fisioterapeuta no tratamento da apneia obstrutiva do sono? Onde começa sua atuação nesse tipo de tratamento?
RMR - Qualquer atuação, referente a nós fisioterapeutas, deve iniciar-se na prevenção. O profissional fisioterapeuta vivencia em sua rotina a prevenção, o diagnóstico funcional, prescreve o plano terapêutico e procede com sua alta.
Todos estes processos são fundamentais para uma boa e completa atuação. Especificamente no tratamento da SAOS, ele tem um papel fundamentado na adaptação do CPAP e na avaliação da interface mais adequada à terapia por pressão positiva. Este acompanhamento inicial baseia-se na interpretação diagnóstica através do laudo da polissonografia e na conduta imediata a ser tomada para o início da adaptação, que deverá ser realizada de forma individual e personalizada. Outro aspecto importante é estarmos atentos a possíveis contraindicações ao uso da pressão positiva, tanto as relativas quanto as absolutas. No curso abordaremos bastante este aspecto através das discussões dos casos clínicos.
APNEIA - Após a prescrição médica para uso do CPAP, seguem-se várias fases do tratamento da SAOS, desde o acompanhamento inicial, na primeira semana, até o sexto mês de utilização do dispositivo. Sabendo deste protocolo, quais as principais funções do fisioterapeuta em cada uma dessas fases do tratamento?
RMR - Inicialmente, precisamos identificar, através do resultado da PSG, o tipo de apneia (se central ou obstrutiva), pois este diagnóstico é importante para a eleição do CPAP correto, se para apneicos obstrutivos ou se para apneicos do tipo central.
De posse do diagnóstico, segue-se a fase da adaptação. Costumo dizer que esta fase é a OURO do tratamento. Uma vez apresentado ao paciente sem protocolos ou orientações corretas, este paciente pode facilmente não aderir ao tratamento ou abandoná-lo em menos de um ano.
Aqui, na Amazon FisioCare, os pacientes têm acompanhamento gratuito a cada seis meses, por um período de dois anos após a aquisição do seu CPAP. Esta “estratégia” tem um único objetivo: trazer nossos pacientes para perto no período onde o risco do abandono é maior (temos estudos estatísticos que comprovam esta evasão). Com isso, podemos orientá-los, caso tenham algum receio ou dúvida.

Dra. Renata em procedimento de adaptação de CPAP em paciente de SAOS
APNEIA - Qual a importância da capacitação contínua do fisioterapeuta nas técnicas relacionadas ao tratamento da SAOS?

RMR - A medicina é uma ciência muito dinâmica. Mudanças ocorrem a todo instante. E para que possamos atuar sempre dentro dos padrões de relevância precisamos nos atualizar.
APNEIA - O que o fisioterapeuta deve ter como foco principal ao lidar com pacientes portadores de SAOS?
RMR - As atitudes/estratégias para uma melhor aderência ao tratamento. Este paciente não pode abandonar o tratamento. E para isso, precisamos estar sempre presentes.
APNEIA - Como fisioterapeuta intensivista, o que você pretende oferecer como diferencial durante o curso que ministrará no próximo dia 28?
RMR - Uma dúvida muito comum é se podemos utilizar o CPAP para apneia do sono em pacientes em ambientes intensivos. Iremos abordar este assunto sob seu aspecto clínico e tecnológico, ou seja, quais os equipamentos são adequados para estes clientes.

APNEIA - Qual sua mensagem para o fisioterapeuta que pretende atuar no tratamento da SAOS.
RMR - O universo do sono é fascinante! É a base para a manutenção da saúde física e mental. Sem sono reparador não existe tratar diabetes, arritmias, doenças cardiovasculares, depressão, impotência, distúrbios do humor etc. Este entendimento precisa fazer parte do seu conhecimento.




Comentários