Dia Nacional de Combate ao Fumo – dormir bem ou fumar
- Amazon FisioCare - Media Content
- 29 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Você é fumante e tem problemas para dormir bem? Diminuir o cigarro ou parar de fumar pode ser a solução. No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8), que tal refletir sobre como anda sua qualidade de vida? Afinal, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável no mundo. Segundo a OMS, mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo, todos os anos, por causa do cigarro. Ainda segundo a Organização, um terço da população mundial adulta, cerca de dois bilhões de pessoas, é fumante. Em 20 anos, esse número poderá chegar a 10 milhões.
Cigarro x Ronco x SAOS
O tabagismo também está diretamente relacionado a uma maior incidência de ronco e de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Estudos divulgados em publicações de instituições importantes, como a European Respiratory Society, a Top Sleep Council e a National Sleep Foundation, por exemplo, demonstram que o tabagismo não só aumenta o risco de desenvolver apneia, como também influencia a qualidade do sono, de maneira geral.
Algumas conclusões conhecidas por meio desses estudos:
> Fumantes acordam mais vezes à noite e apresentam mais distúrbios do sono do que quem não fuma;
> Quem fuma antes de se deitar tem mais dificuldade em adormecer e continuar dormindo porque a nicotina é um estimulante poderoso;
> A fumaça do cigarro ou do charuto irrita a mucosa das narinas e da garganta, estreitando o espaço por onde passa o ar e dificultando a respiração.
O tabaco está relacionado a mais de 50 doenças, sendo responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e 85% das mortes por bronquite e enfisema, entre outras. Fumar de forma passiva também aumenta o risco de câncer de pulmão em 30%. Segundo a OMS, cerca de sete não fumantes morrem todos os dias, em consequência do fumo passivo.
Fontes consultadas:
-Sleep breathing disorders – European Respiratory Society White Book (chapter 23). -Top Sleep Council, The Sleep Council, de 2015. -What causes insomnia?, National Sleep Foundation, de 2015.




Comentários