Enganando o horário de verão com hábitos saudáveis
- Amazon FisioCare - Media Content
- 1 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

O Horário Brasileiro de Verão começa no dia 4/11 à meia-noite, quando devemos adiantar o relógio em 1 hora, exceto se você se encontra em um dos estados das regiões Norte e Nordeste, que não aderiram a esta mudança.
Mas, se você vive em qualquer outra região do país, é bom saber a hora ideal para dormir com a troca de horários. Aí vão as dicas da fisioterapeuta e diretora técnica da Amazon FisioCare, Dra. Renata Megre Rachid.
Para melhor organizar o sono, o ideal é seguir o novo horário, mantendo, na medida do possível, o mesmo horário de dormir, obrigando o organismo a se adaptar a esta mudança, amenizando assim seus efeitos. “Portanto, se você costuma ir para a cama às 22h, no horário de verão terá que dormir às 21h (no seu relógio biológico já será 22h). Desta forma, poderá acordar uma hora mais cedo, sem comprometer seu ritmo”, recomenda Renata.

Dra. Renata Megre Rachid,
fisioterapeuta e diretora técnica
da Amazon FisioCare
A fisioterapeuta também alerta para as duas primeiras semanas antes da chegada do horário de verão: “você deve adequar seu relógio biológico, tentando adiantar suas atividades em uma hora, como, por exemplo, tomar café da manhã, almoçar, jantar e praticar atividades físicas”, explica.
Mas dormir e acordar na hora certa não são as únicas preocupações que devemos ter com a mudança do horário: importante também é manter o ambiente do quarto silencioso, com temperatura agradável, luminosidade adequada; consumir alimentos leves antes de dormir; evitar estimulantes como chás, café etc (consumir preferencialmente até às 16h); evitar o uso de celulares, tablets e computadores próximo ao horário de se deitar.

Quarto ideal para uma boa noite de sono: cores neutras, roupa de cama macia, baixa luz e sem interferência de tevês, tablets ou celulares
Bom sono, aproveite o verão e pense sempre no seu bem estar!




Comentários