top of page

Novembro Azul traz alerta sobre relação entre sono e câncer de próstata

  • Amazon FisioCare - Media Content
  • 5 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Muitos estudos realizados nos últimos anos têm comprovado que a apneia do sono é um fator de risco para o câncer, inclusive o de próstata. Isso porque quando se tem a respiração interrompida durante o sono, o nível de oxigênio no organismo diminui muito, impedindo a boa oxigenação dos tecidos do corpo, aumentando assim as chances de desenvolvimento de tumores. Sem a quantidade necessária de oxigênio, as células começam a buscar energia em um processo bioquímico de fermentação (sem ar), podendo então tornar-se cancerígenas.

Sono e câncer de próstata

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard (USA) revelou que dormir bem pode diminuir em até 75% o risco de desenvolver o tipo avançado do câncer de próstata. A pesquisa, apresentada em uma conferência da Associação Americana para Pesquisa em Câncer, em San Diego, EUA, levou em conta os níveis de melatonina – também conhecido como hormônio do sono – dos participantes.

No cenário estudado, um em cada sete homens tinha problemas para adormecer, um quinto não conseguia manter o sono e um terço tomava remédios para dormir. Segundo os pesquisadores, esses homens apresentaram níveis mais baixos de melatonina do que os que relataram dormir bem.

O resultado apontou que 111 homens apresentaram tumor de próstata. Ao cruzarem os dados do estudo com a incidência da doença, chegou-se à conclusão de que os participantes com níveis de melatonina acima da média tiveram uma redução de 75% do risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, o câncer de próstata é a principal causa de morte relacionada ao sexo masculino. No Brasil, são diagnosticados mais de 45 mil casos de câncer de próstata por ano.

Portanto, no mês de combate ao câncer de próstata, procure seu médico para fazer o exame de toque retal. Ele pode salvar sua vida. E se você tem problemas para dormir ou apneia do sono, procure um especialista para iniciar o tratamento mais adequado.

Interessado em outros artigos sobre o tema? Leia mais em:

Comentários


bottom of page