top of page

Novembro Azul - Estudo revela que distúrbios do sono podem estar associados ao câncer de próstata

  • Amazon FisioCare - Media Content
  • 7 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Distúrbios do Sono estão associados ao aumento do risco de câncer de próstata. Esta é a conclusão de um Estudo de Coorte* populacional realizado em Taiwan, com mais de 40 mil pacientes recém-diagnosticados com Distúrbios do Sono entre os anos 200 e 2010. O resultado apontou que ritmos de sono interrompidos podem levar ao desenvolvimento deste tipo de câncer ou estar, de alguma forma, associados a ele.

Distúrbios do sono podem aumentar risco de câncer de próstata

O estudo, realizado pelos pesquisadores Wei-Sheng Chung, do Taichung Hospital, e Cheng-Li Lin, do Chang Gung Memorial Hospital, analisou e comparou dois grupos distintos de pessoas, em intervalos de 5 anos, até o diagnóstico de câncer de próstata ou até o final do ano de 2013.

No primeiro grupo, formado por 41.444 pacientes com média de 48 anos e portadores de algum DS, a análise mostrou que a incidência de câncer de próstata aumentou com a idade, sendo maior que a do segundo grupo, de 41.444 pacientes não portadores de DS e com média de idade de 47,8 anos (9,56 x 6,36 por cada 10 mil pessoas/ano).

A taxa de risco de câncer de próstata também foi aumentada entre 1,20 e 1,69 vezes no primeiro grupo, nos pacientes com ou mais de 65 anos, em comparação com a segunda turma, que registrou taxa de risco entre apenas 1,10 e 1,65.

Origem ainda incerta

O possível mecanismo biológico dos Distúrbios do Sono associados ao aumento do risco de câncer de próstata permanece incerto. Porém, é sabido que homens com problemas de sono relatados apresentaram níveis mais baixos de 6-sulfatoximelatonina urinária pela manhã. Esta substância na urina está associada a hábitos não saudáveis entre portadores de DS, incluindo consumo excessivo de álcool e tabagismo, ambos relacionados ao risco de câncer de próstata.

Sabendo que o risco de câncer de próstata aumenta com a idade e que ele também está associado a DS, gerenciar adequadamente os problemas do sono deve ser uma preocupação essencial para a saúde, principalmente porque o número de pessoas com intercorrências deste tipo está aumentando.

* Estudo de Coorte - tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população.

Texto e tradução: Claudia M. Rachid

Comentários


bottom of page