NOVO CORONAVÍRUS (2019-nCoV) - Cuidados para profissionais da Saúde
- Amazon FisioCare - Media Content
- 3 de fev. de 2020
- 3 min de leitura

Apesar de, felizmente, não termos no Brasil nenhum caso de infecção pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV), é importante que os profissionais de saúde saibam como lidar com o paciente infectado, no caso de uma possível epidemia. Esta recomendação também vale para os profissionais ligados à terapia respiratória, que trabalham com oxigenoterapia e ventilação mecânica, uma vez que nos casos de maior gravidade, como pneumonia e insuficiência respiratória, a utilização dessas especialidades será fundamental no tratamento.
Para isto, o Ministério da Saúde definiu algumas medidas de precaução para os profissionais da saúde que, eventualmente, tiverem que lidar com pacientes infectados pelo Novo Coronavírus. Confira a seguir:
Higienização das mãos - Os 5 momentos
As mãos devem ser higienizadas em momentos essenciais e necessários, de acordo com o fluxo de cuidados assistenciais. A ação correta no momento certo é a garantia de cuidado seguro para os pacientes.
1. Antes de tocar o paciente;
2. Antes de realizar procedimento limpo/asséptico: antes de manusear um dispositivo invasivo, independentemente do uso ou não de luvas. Ao se mover de um sítio anatômico contaminado para outro, durante o atendimento do mesmo paciente;
3. Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções: após contato com fluidos corporais ou excretas, membranas, mucosas, pele não íntegra ou curativo. Ao se mover de um sítio anatômico contaminado para outro durante o atendimento do mesmo paciente. Após remover luvas esterilizadas ou não esterilizadas;
4. Após tocar o paciente: antes e depois do contato com o paciente. Após remover luvas esterilizadas ou não esterilizadas;
5. Após tocar superfícies próximas ao paciente: após contato com superfícies e objetos inanimados (incluindo equipamentos para saúde) nas proximidades do paciente. Todos os equipamentos deverão ser limpos a cada término da jornada de trabalho. Após remover luvas esterilizadas ou não esterilizadas.
Ainda:
Qualquer pessoa que entrar em contato com o caso suspeito deve utilizar EPI (preferencial máscara n95, nas exposições por um tempo mais prolongado e procedimentos que gerem aerolização; eventualmente máscara cirúrgica em exposições eventuais de baixo risco; protetor ocular ou protetor de face; luvas; capote/avental).
Medidas padrão de prevenção e controle

A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. No momento, não há comprovação que o 2019-nCoV esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral. No entanto, como lembrete, o Ministério da Saúde sempre recomenda ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios, incluindo:
> Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
> Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
> Evitar contato próximo com pessoas doentes;
> Ficar em casa quando estiver doente;
> Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
> Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
> Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
> Manter os ambientes bem ventilados;
> Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o Novo Coronavírus.
Para acessar na íntegra o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde brasileiro, clique aqui. https://bit.ly/38S5LaR
Para acessar na íntegra o informe da Sociedade Brasileira de Infectologia, clique aqui. https://bit.ly/319xgdb




Comentários