Cochilo: prós e contras
- Amazon FisioCare - Media Content
- 21 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

O período de quarentena, quando passamos mais tempo em casa e adotamos uma rotina diferente da qual estávamos acostumados, pode afetar vários aspectos da nossa vida, inclusive o nosso relógio biológico. Este novo dia a dia pode ser estressante por vários motivos, podendo nos levar àquela vontade de tirar uma soneca durante o dia, para relaxar. Porém, dormir na hora errada ou por muito tempo pode não ser uma boa ideia.
Não tem certeza se dormir será bom para você? Entenda a seguir os prós, os contras e a melhor maneira de tirar uma soneca, se essa vontade bater por aí.
BENEFÍCIOS DE COCHILAR
Para adultos saudáveis, dormir oferece vários benefícios, incluindo:
> Relaxamento;
> Redução da fadiga;
> Maior atenção;
> Humor melhorado;
> Melhor desempenho do tempo de reação e da memória.
DESVANTAGENS DE COCHILAR
Cochilo não é para todos. Algumas pessoas simplesmente não conseguem dormir durante o dia ou têm problemas para dormir em outros lugares que não sejam suas próprias camas. Cochilar também pode ter efeitos negativos, como:
> Inércia do sono. Você pode se sentir grogue e desorientado depois de acordar de uma soneca.
> Problemas de sono noturno. Sonecas curtas geralmente não afetam a qualidade do sono noturno para a maioria das pessoas. Mas se você tiver insônia ou má qualidade do sono à noite, cochilar com frequência ou por longos períodos pode piorar esses problemas.
QUANDO DEVO CONSIDERAR UMA SONECA?
Você pode reservar um tempo para tirar uma soneca, se:
> Experimentar fadiga ou sonolência de forma inesperada;
> Precisar ficar acordado, por exemplo, devido a um longo turno de trabalho;
> Desejar planejar os cochilos como parte de sua rotina diária;
UM AUMENTO REPENTINO DA NECESSIDADE DE SONECAS INDICA UM PROBLEMA DE SAÚDE?
Se você estiver sentindo uma necessidade crescente de cochilar e não houver um novo e óbvio motivo de cansaço em sua vida, converse com seu médico. Você pode sofrer de algum distúrbio do sono ou de outra condição médica que atrapalhe o seu sono noturno.
QUAL A MELHOR MANEIRA DE TIRAR UMA SONECA?
Para tirar o máximo proveito de uma soneca, siga estas dicas:
> Mantenha os cochilos curtos. Procure cochilar por apenas 10 a 20 minutos. Quanto mais você cochilar, maior a probabilidade de se sentir grogue depois. No entanto, os jovens adultos podem ser capazes de tolerar cochilos mais longos.
> Deixe as sonecas para o início da tarde. Cochilar depois das 15h pode interferir no sono noturno. Fatores individuais, como necessidade de dormir, horário de ir pra cama, idade e uso de medicamentos também podem desempenhar um papel relevante na determinação da melhor hora do dia para tirar uma soneca.
> Depois de cochilar, dê um tempo para acordar antes de retomar as atividades, principalmente aquelas que exigem uma resposta rápida ou nítida.
> Via de regra, os cochilos do dia não devem ocorrer no mesmo ambiente do sono noturno (na nossa cama, sem barulho ou luminosidade), e sim, no ambiente do dia a dia mesmo. “Isso porque o nosso cérebro precisa entender que é dia, e não noite, para assim obedecer ao ciclo sono-vigília. Se criarmos um ambiente semelhante ao noturno, nosso cérebro pode agir de forma a não sincronizar o ritmo e, com isso, surgir alterações desse ritmo chamado de Circadiano”, explica a fisioterapeuta Renata Megre Rachid, diretora técnica da Amazon FisioCare.
Conteúdo adaptado: Claudia M Rachid
Fonte de pesquisa: Mayo Clinic
Foto: Freepik




Comentários