Seu coração bate por uma vida sem apneia do sono
- Claudia Megre Rachid
- 29 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Há mais relação entre apneia do sono e coração do que se imagina. Começando pelas paradas respiratórias, normalmente de mais de dez segundos, que impedem o ar de chegar aos pulmões devido ao fechamento da garganta. Elas estão diretamente relacionadas à diminuição da oxigenação do sangue durante a noite, promovendo uma série de efeitos negativos sobre o coração.
A baixa de oxigênio no sangue aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, só retomando ao normal depois que o indivíduo acorda. Ao longo da noite, essas quedas e retomadas súbitas da oxigenação do sangue tornam-se fortes gatilhos para o aparecimento de doenças do coração e dos vasos, como aterosclerose, ‘coração grande’ e hipertensão.
A apneia do sono afeta cerca de 30% da população brasileira adulta e tem sido foco de muitos estudos relacionando-a a causas de derrame cerebral e infarto agudo do miocárdio, especialmente em populações de risco, como obesos e hipertensos. O excesso de peso ainda é seu principal desencadeador.
O Relatório da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta sobre a necessidade do descanso durante o sono. “O indivíduo está em maratona durante o sono, enquanto deveria estar descansando”, diz o relatório. “...quando o cérebro percebe a falta de oxigênio, o corpo libera adrenalina e a pessoa acorda para respirar...()...Em indivíduos já em tratamento de doenças cardíacas e pressão alta, a apneia do sono não tratada pode contribuir para a piora da função do coração e aumentar o risco demorte”, continua o relatório da instituição.
No site e no blog da Amazon FisioCare você encontra conteúdo sobre o que é a apneia do sono, quais os sintomas, tratamento e ainda pode fazer um teste que sinaliza uma tendência ao distúrbio, se você a tiver, ajudando no diagnóstico, que deve sempre ser feito por um médico especialista.
Na Amazon FisioCare você também encontra todas as linhas de CPAP (Continuous Positive Airway Pressure), um aparelho que gera um fluxo de ar que aumenta a pressão das vias respiratórias, evitando a oclusão das mesmas durante o sono. O tratamento mais comum ainda é por meio deste equipamento que, por meio de máscara nasal, mantém as vias aéreas abertas, evitando o ronco e as paradas respiratórias durante a noite.
No Dia Mundial do Coração, pense sobre isto. Repare no seu corpo, no seu sono e, se notar qualquer sinal diferente, procure um médico e tenha uma vida mais saudável e feliz.




Comentários