top of page

Semana Nacional do Sono - Dormir bem é envelhecer com saúde

  • Amazon FisioCare - Media Content
  • 8 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Se pensarmos bem, quase todas as iniciativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde que tomamos ao longo de nossas vidas estão relacionadas ao desejo de uma velhice saudável e, portanto, de uma vida mais longa e feliz.

Neste sentido, a Semana Nacional do Sono, realizada este ano entre os dias 11 e 17 de março, adotou o slogan ‘Dormir bem é envelhecer com saúde’ como tema de campanha. A iniciativa, promovida pela Associação Brasileira do Sono (ABSono), em conjunto com a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS), tem como um dos principais objetivos levar à sociedade brasileira uma reflexão sobre a importância do sono reparador, de qualidade, durante toda a vida, para alcançarmos um envelhecimento saudável. Entre os principais temas abordados na Campanha estão: ‘Envelhecimento e Sono’; ‘Apneia Obstrutiva do Sono’; ‘Privação de Sono’; ‘Insônia’ e ‘Sono na Infância’.

“Pessoas que costumam dormir mal têm mais chances de desenvolver ou antecipar o aparecimento de doenças, necessitando de intervenções e tratamentos crônicos, incluindo aquela quantidade de medicações para tomar diariamente”, afirma a Dra. Andrea Bacelar, neurologista e presidente da ABSono.

Segundo o Dr. Timothy I. Morgenthaler, professor de medicina, co-diretor da Mayo Clinic Center for Sleep Medicine nos Estados Unidos e especialista em medicina do sono por mais de 22 anos, obter boa qualidade e quantidade de sono na idade adulta jovem e na meia-idade é uma das chaves para o envelhecimento, melhorando as chances de saúde física e emocional, reduzindo o risco de obesidade e hipertensão e protegendo contra o declínio cognitivo relacionado à idade e à Doença de Alzheimer. Além disso, dormir bem também tem sido associado à diminuição dos índices de depressão. Em alguns estudos, o sono regular foi ainda associado a menos sinais de envelhecimento na pele facial e melhor tonicidade dos tecidos.

Já o Dr. Erik St. Louis, co-director da Mayo Center for Sleep Medicine de Rochester, Minessota (EUA), ressalta a importância dos médicos do sono em seu esforço de diagnosticar e tratar os distúrbios do sono, tais como apneia do sono, insônia, síndrome das pernas inquietas e outros problemas comuns relacionados ao sono. Porém, o médico lembra que esse trabalho só realmente começa com a quantidade certa de sono todas as noites.

PROGRAMAÇÃO

As atividades da Semana Nacional do Sono podem ser conferidas através do site www.semanadosono.com.br. No estado do Pará, os idosos terão atividades voltadas especialmente para eles, promovidas pela Regional, em Belém. No dia 17/3, as ações ocorrerão das 12h às 22h, no Espaço Vida Saudável do Instituto Cynthia Charone, unidade Ananindeua; e no Auditório Unimed - Projeto Viver Bem.

Comentários


bottom of page