top of page

Pesquisa indica - Música relaxante para você pegar no sono

  • Amazon FisioCare - Media Content
  • 12 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Há séculos, os pais usam as canções de ninar para fazerem suas crianças adormecerem mais rapidamente. Esta tradição, por si só e em algum nível, já demonstra a eficácia da música a este propósito.

Porém, atualmente, nesses tempos difíceis de pandemia, onde enfrentamos angústias e ansiedade, a insônia ou alguma dificuldade para dormir vêm afetando muitos adultos. Condições de baixa qualidade do sono podem trazer muitos problemas à saúde física e mental e devem ser solucionadas por meio de ajuda médica apropriada.

No entando, algumas soluções parecem minimizar o problema e melhorar a qualidade do sono em indivíduos com essas dificuldades. E uma delas é a música. Um estudo denominado ‘Effects of Relaxing Music on Healthy Sleep’, publicado em 2019 na revista Nature, concluiu que ouvir música relaxante antes de um cochilo ajuda a melhorar a qualidade subjetiva (aquela relatada pelo paciente) e objetiva (aquela apontada pela polissonografia) do sono.

O estudo comparou objetivamente os padrões de sono dos participantes da pesquisa que ouviram música e dos que ouviram um ‘texto de controle’. O resultado demonstrou aumento na porcentagem do sono de ondas lentas nas pessoas do primeiro grupo. Ou seja, eles passaram menos tempo na fase de transição sono / vigília N1 do que as do segundo grupo.

Mas, atenção, nem todos os instrumentos são agradáveis e relaxantes aos nossos ouvidos e ao nosso sono. Estudos anteriores já apontavam para o piano e os instrumentos de corda, como o violino, por exemplo, como bastante benéficos a este desafio.

Anda sentindo dificuldade para dormir? Observe a frequência e as condições em que isso ocorre e procure um especialista. Enquanto isso, antes de ir para a cama, reserve alguns minutos para ouvir uma boa música e aproveite o momento de relaxamento. Seu sono dirá se valeu a pena.

Conteúdo: Claudia M Rachid | Amazon FisioCare

Fonte da pesquisa: Nature

Imagens: Freepik

Comentários


bottom of page