top of page

23/9 - Dia de Combate ao Estresse - O impacto do estresse no seu sono

  • Foto do escritor: Amazon FisioCare
    Amazon FisioCare
  • 23 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

Quem nunca acordou durante a noite preocupado com aquele problema que surgiu de repente e que não conseguiu resolver? Nesses tempos de pandemia, então, quem nunca se viu no meio da madrugada pensando em como se proteger da Covid-19? Essas e outras alterações do sono estão entre os primeiros sintomas de estresse.


SE O SEU DIA JÁ COMEÇA ASSIM...

ree

...ELE PODE TERMINAR ASSIM.

ree

Durante o estresse o corpo produz hormônios específicos para que tenhamos energia para enfrentar eventos repentinos e buscar soluções/adaptação. Isso vale tanto para as situações positivas (o nascimento de um filho ou um evento importante, por exemplo) como para as desconfortáveis (demissão ou doença grave na família). A diferença é que o estresse gerado por ocasiões negativas exige maior esforço emocional para voltarmos ao equilíbrio e evitar sintomas como tensão muscular, irritabilidade e insônia.


Assim como o estresse pode alterar o sono, uma noite ruim também pode causar estresse. Portanto, fiquemos atentos a duas coisas: ao que nos causa o desconforto e agir de forma a encontrar a solução para o problema; e ao que nos faz dormir bem. Práticas como relaxar, criar um ambiente calmo, confortável e com pouca luz, estabelecer horário de ir para a cama, evitar cafeína em excesso, praticar atividade física (longe do horário de dormir) irão reduzir esses hormônios produzidos e garantir um sono reparador.

ree

Tranquilidade, conforto, temperatura agradável e pouca luz fazem qualquer de qualquer ambiente um local adequado para uma boa noite de sono


Caso a qualidade do sono não apresente melhora, o ideal é procurar ajuda profissional – médico ou psicólogo do sono – para uma avaliação e indicação da melhor conduta terapêutica.



Fonte de apoio: Hospital Israelita Albert Einstein

Comentários


bottom of page