O perigo do Transtorno do Sono para os Trabalhadores de Turnos
- Amazon FisioCare

- 1 de mai. de 2021
- 3 min de leitura

Enquanto nós dormimos, uma classe essencial de trabalhadores ajuda a manter o país acordado e funcionando: os trabalhadores de turno. São profissionais da saúde, seguranças, porteiros residenciais, pilotos de avião, motoristas de ônibus e todos os envolvidos nesses serviços – Uma força de trabalho importante, que representa cerca de 20% da população ativa do país.
Por isso, no Dia do Trabalho, a Amazon FisioCare chama a atenção para o Transtorno do Sono Relacionado ao Trabalho em Turnos: uma perturbação no ciclo sono e vigília, decorrente de atividades realizadas em horários irregulares, isto é, fora do horário diurno normal, e que pode acometer boa parte desses profissionais.
Embora mais prevalente nos trabalhadores da Saúde (30%), ele também é observado na indústria de máquinas, transportes, comunicações, lazer e hotelaria, dentre outros, afetando a performance e a saúde das pessoas.
“Como nós, seres humanos, somos diurnos, o trabalho à noite nos obriga à vigília noturna, o que não é biologicamente natural, levando tanto à redução do desempenho quanto à sonolência durante o dia”, explica a fisioterapeuta capacitada em Medicina do Sono, Renata Megre Rachid, diretora técnica da Amazon FisioCare.

Segundo o manual de procedimentos para os serviços de saúde do Brasil, esse transtorno é considerado doença relacionada ao trabalho, nas condições de Transtorno do Ciclo Vigília-sono, devido a fatores não orgânicos, e Distúrbio do Ciclo Vigília-sono.
Mudanças de turnos x ritmo circadiano
As atividades em turnos são de diferentes tipos, envolvendo rotatividade de horários e mudanças na duração do trabalho e das folgas, tendo, por isso, consequências diferentes. Todavia, é no turno noturno que ocorrem os transtornos da ritmicidade circadiana.
Quando alteramos com frequência os horários de dormir e acordar, alteramos nosso ritmo circadiano. Isso pode impactar a saúde ou mesmo causar diferentes tipos de acidentes.
O ritmo circadiano é o período de cerca de 24 horas no qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. Ele é influenciado, principalmente, pela variação da luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. Quando alteramos com frequência os horários de dormir e acordar, alteramos nosso ritmo circadiano. Isso pode impactar a saúde ou mesmo causar diferentes tipos de acidentes: domésticos, de trânsito ou de trabalho. Por exemplo, muitos motoristas do transporte rodoviário de carga, que possuem uma jornada irregular de trabalho, incluindo o período noturno, acabam experimentando situações de risco na estrada, por sonolência excessiva ou falta de concentração.
Impactos para a saúde
Os Transtornos do Sono Relacionado ao Trabalho em Turno podem gerar sintomas crônicos e silenciosos. Podem agravar ou colaborar para o desenvolvimento de doenças metabólicas, cardiovasculares e para o comprometimento da saúde mental, antecipando quadros de demência e fator carcinogênico para alguns tipos de câncer.
O ideal é buscar a orientação de um profissional especialista em sono, para que juntos possam ajustar sua rotina e melhorar a qualidade de vida.
“Queixas de insônia, sonolência excessiva diurna, dificuldade de concentração e fadiga são sinais de que, possivelmente, este trabalhador não esteja bem ajustado aos horários de trabalho, merecendo atenção especializada”, alerta Renata. “Neste caso, o ideal é buscar a orientação de um profissional especialista em sono, para que juntos possam ajustar sua rotina e melhorar a qualidade de vida deste profissional”, finaliza a fisioterapeuta
Fonte de apoio: PINTO JUNIOR, L.R.; REGO; A.F.B. Sono – Do Diagnóstico ao Tratamento – Série Sono. Atheneu – São Paulo, Rio de Janeiro 2020.




Comentários